Selecione a página

AMC pede socorro

Carta aberta aos Médicos

Fotos: Cesar Pilatti.

Nobres colegas médicos.

Estamos em uma situação jamais esperada para uma associação médica, de uma cidade polo da medicina, do tamanho de Cascavel, e que possui mais de 1.000 médicos ativos (com apenas pouco mais de um quinto deles sendo associados). É lamentável e humilhante a situação em que vive a nossa querida Associação Médica de Cascavel.

Sou formado na Unioeste, 5ª turma – 2006, com muito orgulho. Muitos de vocês foram meus professores, meus colegas, ou até meus acadêmicos. Frequento a associação desde 2004, quando ainda acadêmico, e logo que me formei já me associei e nunca mais deixei de pagar a mensalidade, e não pretendo deixar de pagar, a não ser que a entidade não exista mais. Já participei de três diretorias, sempre com muita dedicação visando o melhor para a associação.

Acontece que nos últimos anos vemos um número cada vez menor de médicos associados, alguns porque já não jogam mais futebol, tênis, ou outros esportes que podem ser praticados na AMC, outros porque tem seus próprios campos em seus condomínios.

Outro dia fizemos apelos para alguns médicos em grupos de whatsapp e os mesmos perguntavam: o que eu ganho me associando? O que a AMC tem a oferecer para mim?

Eu respondo:

1- Nunca pergunte o que a AMC pode fazer por você antes de perguntar o que eu posso fazer pela continuidade da AMC;

2- A AMC representa todos os médicos da cidade de Cascavel perante o CRM/CFM e a sociedade. Temos um presidente, uma diretoria, que está sempre envolvida em diversas reuniões pela cidade com várias entidades, representando todos os médicos que aqui moram, mesmo você que ainda não é associado;

3- Precisamos criar força para nossa entidade, precisamos nos unir porque desunidos somos alvo fácil de pessoas mal intencionadas e até mesmo de outras classes;

4- Precisamos aumentar o número de sócios para no mínimo 500, para que a AMC possa respirar e aí sim ampliar as opções de lazer para os associados. Com os atuais 220 sócios ela não consegue mais pagar seus passivos mensais e está fadada a falir e fechar as portas;

5- Temos intenção de futuramente, em poucos anos, com 600 ou 700 sócios, ter a capacidade de fazer um belo restaurante em nossa sede para que possamos nos reunir com nossas famílias e almoçar nos finais de semana, encontrando nossos amigos médicos que por vezes não encontramos na correria do dia a dia. Se a AMC não servisse para mais nada, apenas com esse objetivo já valeria a pena ser sócio.

Precisamos reformar, precisamos ampliar, precisamos pagar dívidas em atraso, precisamos quitar tudo e melhorar nossos ambientes.

Temos piscina, salões de festa, quadra de tênis, quadra de esportes de areia, um dos melhores campos de futebol da cidade, mas, com a sua ajuda queremos melhorar tudo isso e ampliar muito mais.

O objetivo desta carta é tentar impedir que uma entidade tão importante feche na nossa cidade e viremos motivo de chacota. Somos médicos, trabalhamos, suamos a camisa, merecemos respeito, e se queremos exigi-lo porque não começar por nós mesmos e mostrar o respeito pela classe, pela AMC, se associando e mantendo viva nossa história de mais de 50 anos em Cascavel.

Precisamos que cada um que está lendo este pedido passe para seus colegas médicos, mostrem para eles, leiam juntos, comentem, comprem a nossa causa, a causa é de cada um de vocês pela continuidade da Associação Médica de Cascavel.

Esta é uma tentativa de tocar o coração de vocês para que nossa associação não seja vendida e transformada em um escritório apenas, rodeada por prédios enormes no nosso nobre terreno. Isto não é uma crítica ao último projeto que foi apresentado para construção de prédios e salas comerciais, porque esse projeto respeitava o campo, um salão de festas, um auditório para reuniões e áreas administrativas, porém, tudo isto cercado de dois prédios de 28 andares. Sim, este projeto salvaria a AMC da falência e a deixaria superavitária, mas, eu quero crer que nós médicos, unidos, podemos salvar a entidade apenas virando sócios e voltando a frequenta-la.

Pergunto: isso não é humilhante? Somos 1.000 médicos. Utopia alcançar a todos, mas, com 600 a 700 médicos pagando 100 reais por mês (sim, eu proporia baixar a mensalidade dos atuais 120 para 100 reais mensais assim que atingíssemos 500 sócios), faríamos uma verdadeira reforma a altura de uma classe médica competente e importantíssima que temos em nossa querida cidade.

Peço a todos que não deixem nossa AMC ficar no esquecimento, são mais de 50 anos de história.

Venham conosco, associem-se e peçam para que seus colegas também se associem, peçam agora para suas secretárias ligarem para a secretaria da AMC (Zeliane – 45 3223-6791) e façam sua adesão, nào deixem para amanhã. A AMC precisa de vocês hoje.

Muito obrigado.

Dr. Andre Kamchen

CRM/PR 23466

EDIÇÃO ANTERIOR (PDF)