Associação Médica do Paraná comemora seus 90 anos
Os 90 anos de fundação da Associação Médica do Paraná foram comemorados em 8 de julho, na sede da entidade, em Curitiba, com a presença da diretoria, dos presidentes das regionais no estado, autoridades e dirigentes de outras entidades médicas em nível nacional, entre eles o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, César Neves, representando o secretário, Beto Preto, e o governador Ratinho Júnior; e os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Gerson Junqueira Junior, além de representantes de cooperativas médicas, patrocinadores e centenas de associados. Os convidados foram recebidos pelo presidente da AMP, Nerlan Carvalho; o vice-presidente, José Fernando Macedo, também presidente da universidade corporativa da AMP, e demais diretores.
A solenidade foi aberta com uma bênção do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que destacou a história da AMP nas suas nove décadas de existência, desejando o empenho e o envolvimento das gerações futuras para a continuidade do trabalho. “Vamos agradecer por todos esses anos de lutas, de conquistas e de muita seriedade na defesa da vida, da saúde e da dignidade humana”, afirmou.
O presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Cristiano Mroginski, esteve presente na solenidade e enfatiza a importância da AMP para a sociedade, “A AMP, é nossa casa, assim como as demais regionais, trabalhamos em prol da classe médica, com formação continuada, espaços para a prática de esportes e lazer. É um orgulho imenso fazer parte da história da entidade”, finaliza o presidente da AMC.
Após a entrega de um troféu comemorativo ao presidente da AMB, pelas mãos do presidente da AMP, os pronunciamentos da noite foram iniciados com o diretor administrativo e financeiro da Unimed Paraná, Alexandre Gustavo Bley, que cumprimentou todos, salientando a importância da data e do congraçamento dos médicos com suas entidades representativas.
No discurso de encerramento da solenidade, o presidente da AMP, Nerlan Carvalho, salientou a importância de se preservar a história, informando a respeito do lançamento de um selo comemorativo dos 90 anos, assim como da edição de um livro sobre a trajetória da entidade. A publicação foi entregue a todos os convidados.
Sobre a atuação da AMP, ressaltou posicionamentos firmes e inegociáveis, como a não flexibilização do Revalida, a não criação de mais escolas de medicina e contra a exploração do trabalho médico. “Queremos médicos bem formados; escolas que ofereçam professores qualificados; uma carreira de estado para médicos, com estrutura e condições de trabalho; estar representados e ouvidos nas esferas federal, estadual e municipal”, pontuou, acrescentando que é necessário desconstruir o rótulo de que a classe é corporativista, quando, na verdade, busca a qualificação e melhor atendimento à saúde da população.
Para o futuro, avaliou que depende de se falar a linguagem do jovem, de mostrar a importância do associativismo como defesa da profissão, de se buscar incansavelmente a qualidade na formação médica, e de prestar serviços aos médicos, sempre buscando responder a seguinte pergunta: o que a Associação Médica faz por mim?
Finalizou agradecendo aos colaboradores da AMP, aos patrocinadores e a todos os presentes.