
ENTREVISTA COM DR. ANDRÉ KAMCHEN

Fim de ano chegando, época de festas, vale também lembrar as comemorações da entrada do novo ano. Com ênfase as festividades e as agitações, há que se tomar cuidados para que a alegria continue, portanto, um breve bate papo com o médico socorrista e cirurgião Dr. André Kamchen sobre cuidados e recomendações.
Dr. André que recomendações o senhor dá para as pessoas que pretendem viajar esse fim de ano?
Em primeiro lugar respeito ao trânsito. É uma época em que temos aumento dos índices de acidente, portanto, muito cuidado nas estradas, não exceder a velocidade e estar sempre atentos a direção. A segunda recomendação diz respeito as festividades e férias, quem for ao litoral deve tomar muito cuidado com a exposição excessiva ao sol, uso de protetor solar, e cuidar com as crianças, pois nessa época sempre aumentam os casos de afogamento, tanto nas praias quanto nas piscinas.
Alguma recomendação nas questões alimentares?
Nessa época do ano é muito importante ingerir bastante líquido, seja água, chá, suco ou isotônico, pois é uma época de calor intenso que favorece a desidratação, por isso ingerir bastante líquido. Quanto a alimentação saudável, devemos ter esse hábito o ano todo, é sempre bom ter à mesa também frutas e verduras.
Dr. André, pessoas que tomam medicamentos de forma contínua ou permanente, teria alguma orientação específica para elas?
É importante ficar atento e manter suas receitas atualizadas, uma vez que as pessoas podem viajar para outras cidades, como acontece no final do ano, e perder o contato com seu médico, ficando sem seus medicamentos de uso contínuo. Portanto, adiante a renovação de suas receitas para que seu tratamento não seja interrompido e suas férias sejam curtidas com seus familiares sem transtornos.
Finalmente Dr. André, em relação a Covid-19 e ondas subsequentes, alguma recomendação especial?
Recomendo cuidado redobrado, a Covid ainda está aí. O número de casos aumentou novamente no Brasil inteiro e com as festividades de final de ano se não tomarmos cuidado aumentará exponencialmente. É um período em que as pessoas vão visitar seus familiares, pais e avós, então o cuidado tem que ser ostensivo senão poderemos levar a Covid até eles, e não queremos que ninguém seja surpreendido com a doença e eventualmente ter algum desfecho desfavorável. Por isso, volto a enfatizar que o cuidado deve ser redobrado. Usar máscara, álcool em gel, evitar contato físico com as pessoas, enfim, tomar todos os cuidados que já tomamos há alguns meses. Desejo um ótimo e abençoado Natal e Próspero Ano Novo a todos.
Foto: Cesar Pilatti
