Selecione a página

Departamento de Cardiologia da AMC produz registro histórico da cardiologia na cidade e região

Departamento de Cardiologia da AMC produz registro histórico da cardiologia na cidade e região
Mais que um registro histórico, uma homenagem escrita por suas próprias mãos: cardiologistas clínicos, cirurgiões e intervencionistas locais unem-se para contar a trajetória coletiva da especialidade que moldou a medicina moderna em Cascavel.

Está sendo produzido um livro que conta a chegada dos primeiros cardiologistas em Cascavel e que trabalharam também em outras cidades da região oeste do Paraná. A coordenação de texto e edição gráfica é do médico Márcio Couto, que reside na cidade desde 1995, é um dos fundadores da Academia Cascavelense de Letras e tem experiência com livros desde a infância.
Ele diz: “Desde sempre estive envolvido com livros, tive a felicidade de crescer numa família com pais professores e a primeira paixão foram os livros. Logo que cheguei em Cascavel, fui recebido pelo Dr. Sérgio Bichat de Almeida Rodrigues, diretor do Hospital Nossa Senhora da Salete e presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia. Ele me contou o início de sua trajetória na cidade e região, em 1969, trazendo o primeiro eletrocardiograma portátil e atendendo em locais distantes da área central e outros municípios; alguns locais eram acessados apenas a cavalo”. 
“Achei fantástico que pudéssemos registrar essas histórias dos primórdios da medicina moderna e da cardiologia em Cascavel. Depois, nos encontros do Departamento de Cardiologia, do qual ele era um dos principais incentivadores, conversei com os colegas sobre essa intenção. Todos aprovaram e com o apoio principalmente dos professores da turma, e cito dois, Dr. Gerson Luiz Bredt Júnior e Dr. Alcirley de Almeida Luiz, profissionais com reconhecimento nacional, planejamos essa obra. O depoimento e as impressões sobre Cascavel e seu desenvolvimento, por parte dos cardiologistas mais longevos e também pelos mais jovens, estará presente neste livro, que conta não só com cardiologistas clínicos, mas também com cirurgiões, intervencionistas (hemodinamicistas), ecocardiografistas e eletrofisiologistas”. 
“Teremos um belo painel/mosaico, com a cardiologia regional sendo registrada pelos próprios colegas, com fotos e registros históricos do departamento. O ‘recheio’ será feito com anotações do desenvolvimento da cardiologia universal, como revelando como e quando surgiram o estetoscópio, o eletrocardiograma, o esfigmomanômetro, o ecocardiograma. Será uma leitura interessante, sob todos os aspectos”. 
“Para este projeto de várias mentes e mãos contamos com o apoio da Agência Berit Press, com uma equipe vibrante comandada pelo jornalista e fotógrafo premiado Cesar Pilatti, e da Gráfica Assoeste e Editora, dirigida pelo gráfico Valdir Salvador, além de jornalistas e historiadores da cidade”.

REVISTA AFETO – NOVA EDIÇÃO